segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Orientação aos Pacientes que usam Aparelhos Ortodôntico

 

Após a instalação de qualquer aparelho, seja removível (Ortopedia Funcional) ou fixo (Ortodontia), o paciente deverá passar por um período de adaptação, que varia de acordo com o problema apresentado e com a idade do paciente. Neste período, que pode variar entre 2 a 10 dias, o paciente irá sentir um certa pressão sobre os dentes, o que irá acarretar em pequenas sensibilidades, devido às alterações celulares que ocorrem nas regiões subjacentes à raiz dental e no ligamento periodontal.
No caso de aparelhos fixos, o paciente deve tomar bastante cuidado com os alimentos grudentos, duros, refrigerantes e doces, tais como: amendoim, pipoca, pé de moleque, cenoura crua, azeitonas com caroço, morder balas e pirulitos. Estes alimentos se possível, devem ser evitados, sendo que: carnes com osso, frutas, pães e outros alimentos mais consistentes, devem ser cortados em pedaços pequenos antes de serem levados à boca para mastigação.
A higienização é fundamental para o paciente que está em tratamento ortodôntico, seja com aparelho móvel ou com aparelho fixo.
A higienização consta de:
1. Escovação – no mínimo 4 vezes ao dia, sendo: após o café da manhã, após o almoço, após o jantar e antes de dormir. As escovas escolhidas devem ser própria para uso em aparelhos ortodôntico, na qual apresentam uma canaleta no centro que se adaptam ao formato do braquete. Dê preferência ao uso de escovas dentais extra-macias e sempre com as cerdas retas (quando as cerdas estiverem tortas, você deverá trocar de escova) fazendo movimentos circulares, ora na região do dente próxima à gengiva e ora na ponta dos dentes.



 


2. Fio dental – é muito importante o uso correto do fio dental pelo menos 3 vezes por dia. Pode- se usar um acessório que auxilia na introdução do fio dental por trás do arco, chamado passafio ou usar um fio próprio chamado Superfloss. 

 


3. Soluções para bochechos – existem vários tipos de colutórios (utilize o indicado pelo profissional, etc.) e estes ajudam na redução da flora bacteriana da boca e facilitam a remoção da placa bacteriana. Pode- se usar também soluções fluoretadas que previnem descalcificação do esmalte dental.
 Para melhor entendimento veja os vídeos associados ao blog sobre higienização dentária com aparelhos ortodônticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário