quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O que é Apnéia do Sono e Tratamento

   A apnéia do sono é uma desordem comum que pode ser muito séria. Durante apnéia do sono a respiração pára ou fica muito fraca quando a pessoa dorme. Cada pausa na respiração dura geralmente entre 10 a 20 segundos, ou mais. Essas pausas podem ocorrer de 20 a 30 vezes ou mais a cada hora.

   O tipo mais comum de apnéia do sono é a obstrutiva. Durante o sono, ar suficiente não consegue ir para os pulmões através da boca e nariz, mesmo que a pessoa tente respirar. Quando isso acontece, a quantidade de oxigênio no sangue pode cair. A respiração normal então começa novamente com o ronco alto.

   Quando o sono durante a noite é perturbado, a pessoa pode ficar bastante sonolenta durante o dia com apnéia do sono, a pessoa não tem um sono tranqüilo por que:
* Os rápidos episódios de apnéia ocorrem muitas vezes.
* A pessoa pode ter rápidas quedas de níveis de oxigênio no corpo.
* A pessoa vai do sono profundo para o superficial várias vezes durante a noite, resultando em queda na qualidade do sono.

   Pessoas com apnéia do sono freqüentemente têm ronco alto. Porém, nem todas as pessoas que roncam têm apnéia.

   Apnéia do sono sem tratamento pode elevar as chances de ter pressão alta, diabetes, acidentes no trânsito , trabalho e até ataque cardíaco e derrame.



   A apnéia do sono ocorre quando o ar suficiente não consegue ir até os pulmões quando se está dormindo. Quando a pessoa está acordada, e normalmente durante o sono, os músculos da garganta a mantém aberta e o ar flui até os pulmões. Porém, na apnéia obstrutiva do sono a garganta fecha por períodos curtos de tempo, causando pausas na respiração. Com essas pausas na respiração, o nível de oxigênio no organismo pode cair.  Essa situação acontece se ocorrer uma das condições abaixo:
* Os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal.
* As amídalas e adenóides são grandes.
* A pessoa está acima do peso. Excesso de tecido mole na garganta dificulta mantê-la aberta.
* O formato da cabeça e pescoço resulta em menor espaço para passagem de ar na boca e garganta.

Causas da apnéia do sono:


   Apnéia central é um tipo raro de apnéia do sono que acontece quando a área do cérebro que controla a respiração não envia os sinais corretos para os músculos respiratórios. Então não há esforço para respirar por breves períodos. O ronco não é típico na apnéia central.
 Tratamento: 


  O tratamento é definido especificamente em cada caso, pois vai depender dos sintomas e de sua gravidade, e também dos resultados da polissonografia. Existem alternativas não-cirúrgicas e cirúrgicas.
   Entre os tratamentos não-cirúrgicos, podemos destacar:
1) Mudança de Hábito:

   Consiste em mudanças dos hábitos de vida, o que pode reduzir significativamente a gravidade da doença. É importante que o médico que acompanha o paciente, saiba que ele é portador da síndrome, de maneira a evitar a prescrição de medicamentos, indutores da ocorrência dos episódios de apnéia.  Outro aspecto importante é que essas mudanças dos hábitos de vida não levam à cura da doença, e frequentemente outros tratamentos são necessários.

   As medidas recomendadas incluem:

    * Perda de peso;
    * Evitar o consumo de álcool pelo menos quatro horas antes de ir dormir;
    * Evitar medicamentos que favorecem a ocorrência da apnéia;
    * Dormir de lado, evitando dormir de barriga para cima;
    * Evitar o consumo de refeições pesadas antes de dormir;
    * Evitar fumar pelo menos quatro horas antes de ir dormir;
    * Evitar ficar sem dormir;
    * Procurar manter horários regulares de dormir e acordar;
    * Elevar a cabeceira da cama aproximadamente 15-20 cm .

2) Aparelho usado para melhorar a ventilação:

   Esses dispositivos são representados pela chamada “Ventilação com pressão positiva contínua” (CPAP). Esses aparelhos mantêm uma pressão constante na via aérea, fazendo com que a garganta fique sempre aberta, durante o sono. São utilizados na forma de máscaras que se adaptam ao nariz e à boca. O aparelho deve ser usado sempre que o paciente for dormir, e é bem tolerado pelos pacientes, desde que a máscara adapte-se bem. A melhora do quadro é significativa e rápida.




3) Prótese Dentária:

   Funciona protruindo a mandíbula, ou seja, posicionando a mandíbula mais a frente,fazendo com que a língua a siga desobstruindo a passagem de ar durante o sono, evitando que a mesma “caia” e obstrua a garganta.













4) Cirúrgico:

 Devido a gravidade da doença e das alterações anatômicas da via aérea superior, a uvulopalatofaringoplastia aparece como principal indicação.
  A uvulopalatofaringoplastia é um tipo de cirurgia que corrige anomalias que prejudicam a respiração durante a noite. A técnica remove o excesso de tecido na parte posterior da garganta. Este tecido pode ser o causador do bloqueio das vias respiratórias durante o sono. O procedimento é realizado sob anestesia geral. O paciente passa por internação hospitalar de um ou dois dias.
Também conhecida como cirurgia do ronco, a uvulopalatofaringoplastia é a abordagem cirúrgica mais popular nos casos de apnéia obstrutiva do sono, podendo ser combinada com a cirurgia nasal e amigdalectomia.
   A eficiência do resultado cirúrgico é avaliada através da polissonografia,que é realizada no pré e pós-operatório.
   Quando há indicação cirurgica:
Se você tem apnéia do sono e não teve sucesso no tratamento ou não tolera o CPAP ou outro tratamento alternativo.
Se você tem saúde suficiente para passar por um procedimento cirúrgico.
A cirurgia é indicada  em casos de anormalidades anatômicas que contribuem para a apnéia do sono.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário