segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mini-implante - Ancoragem Esquelética Absoluta

   Atualmente a Ortodontia conta com acessórios que vieram facilitar e agilizar o tratamento, dentre eles podemos citar o mini-implante, que é considerado o sistema mais moderno e avançado em ancoragem.
   Este dispositivo  foi desenvolvido com intuito de servir como ancoragem esquelética auxiliando nos casos em que a ancoragem se torna fator crítico para o sucesso do tratamento ortodôntico, na qual a força inserida nele para movimentar os dentes seria dispersa no osso a que ele está inserido e não causa reações adversas como movimentações indesejadas em outros dentes que não desejamos movimentar.
   Este sistema substituiu em grande parte nas indicações o Aparelho Extra-Oral, mais popularmente chamado de "Freio de Burro". Posso citar outros acessórios que o mini-implante pode substituir na técnica ortodôntica Straight Wire ( Arco Reto), que são a barra Trans-Palatina , placa lábio-ativa, Jones Jig, Botão de Nance, etc. Todas de difícil adaptação pelo paciente dificultando na fala, deglutição e higienização.
   O mini-implante tem diversas indicações auxiliando a técnica ortodôntica, como intrusão dentária, distalização, mesialização, retração, entre outras. Com este leque de opções podemos realizar o tratamento ortodôntico com maior conforto e em menor tempo.





    A técnica de instalação dos mini-implantes é, geralmente, um procedimento simples, realizado sob anestesia local, por meio de infiltração de pouco menos que 1/4 do tubete anestésico, próximo à área definida como ideal para a instalação dos implantes. É realizada perfuração direta do local da inserção. Segue-se, então, a inserção do mini-implante, que poderá er realizada manualmente ou por meio do contra-ângulo. No caso da utilização de implantes auto-perfurantes não há perfuração com a broca.
   Grande parte dos relatos de instabilidade e necessidade de remoção dos mini-implantes, normalmente, está associada à inflamação dos tecidos moles ao redor dos parafusos.


 Higiene Peri-implantar

   A orientação de higiene pós-cirúrgica é importante para evitar inflamação peri-implantar, o que pode comprometer a estabilidade futura do mini-implante. Nas primeiras duas semanas, recomenda-se que o paciente higienize o local de inserção do implante com escova periodontal extra-macia embebida em solução ou gel de gluconato de clorexidina 0,12% por 30 segundos, 2 vezes ao dia. A indicação desta escova pós-cirúrgica é importante, pois possui cerdas extremamente macias,dando ao paciente a segurança de higienizar uma área que acabou de ser manipulada cirurgicamente. A partir da terceira semana, a higienização da área do mini-implante e demais regiões deve ser realizada com escova macia e creme dental. Em adição, deve ser recomendado bochecho com colutório anti-séptico à base de triclosan 0,03% por 30 segundos, 3 vezes ao dia, durante todo o período do tratamento, tendo em vista seus comprovados efeitos anti-séptico e anti-inflamatório.Um controle profissional da saúde peri-implantar deverá ser feito semanalmente no primeiro mês e mensalmente durante todo o tratamento,reforçando a orientação das medidas de controle de biofilme dento-bacteriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário