segunda-feira, 26 de março de 2012

Ausência dos Incisivos Laterais superiores: como tratar?

    Abordaremos hoje um assunto de grande importância  impactando funcionalmente e estéticamente na arcada dentário de um indivíduo.  A ausência ou agenesia dos dentes incisivos laterais superiores pode ser uni ou bilateral e é notada pelo cirurgião-dentista que possui o conhecimento da cronologia dentária na troca da dentição decídua (dentes de leite) para a dentição permanente ou pelos pais que desconfiam da demora de irrução do dente e leva a criança ao consultório dentário para uma avaliação mais criteriosa. Isto resulta em um espaço excessivo na arcada superior causando uma estética indesejável e muitas vezes com dificuldade de pronunciar alguns fonemas.
   A etiologia da agenesia ou ausência dentária uni ou bilateral tem característica hereditária, ou seja, herança familiar podendo ser congênita ou adquirida.
   Atualmente usamos duas formas de tratamento que consiste em fechar o espaço com Aparelho ortodôntico, colocando o canino no lugar do incisivo lateral ausente e transformando- o anatomicamente em incisivo lateral ou manter o espaço referente ao dente ausente para reabilitação protética. As duas opções são viáveis, entretanto, um planejamento adequado deve ser realizado pois estamos falando de crianças que estão na faixa etária de 8 anos  e terão crescimento facial.
    Alguns profissionais que optam pelo tratamento protético com realização futura de implantes na área da ausência precisam esperar o término do crescimento facial o que ocorre entre 18- 21 anos. Neste intervalo o espaço é preenchido geralmente com prótese adesivas ligadas aos dentes vizinhos.
   O tratamento ortodôntico visando fechar o espaço tem apresentado bons resultados estético e funcional, sendo assim uma conduta menos invasiva para o paciente pois com o avanço das técnicas restauradoras a transformação do canino em incisivo lateral ocorre com bastante naturalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário