Uma parcela dos pacientes tratados ortodonticamente simplesmente a ignora ou utilizar parcialmente não fazendo uso correto da contenção prevista pelo profissional. Esta é uma realidade que compromete o resultado obtido com o tratamento ocorrendo assim a indesejável recidiva.
O tempo de uso da contenção varia de acordo com o caso pois os ortodontistas os avaliam individualmente. Devemos considerar os dentes potencialmente instáveis e devem ser contidos até que haja um equilíbrio com as forças musculares periorais e intra-orais. Sabemos que a maioria das recidivas ocorre nos primeiros seis meses de finalização do caso, por isso oriento a usar a contenção em tempo integral ou o máximo possível. Alguns casos a contenção deverá ser permanente segundo alguns estudos dependendo sempre da avaliação de cada especialista.
Tipos de Contenções:
Contenção Móvel
Placa de Hawley
Geralmente é a contenção mais utilizada, podendo ser usada na arcada superior e/ou inferior, sendo composta por base de resina acrílica que recobre a face lingual dos dentes, ganchos nos dentes posteriores para ajudar a retenção e arco de aço na região vestibular ou labial dos dentes. Possui vantagens como ser facilmente higienizada, não impede o uso do fio dental, deve ser retirada durante a alimentação, não provoca risco de cárie e é durável.
Contenção Fixa
Contenção 3x3
Esta contenção é usada na região antero-inferior na face lingual dos dentes. Geralmente é fixada nos seis dentes de canino direito à canino esquerdo. Apresenta- se de duas formas que são: contenção 3x3 higiênica e a contenção 3x3 convencional.
Existem outras formas de se fazer contenção pós tratamento ortodôntico, ficando a critério do profissional, entretanto, as comentadas acima são utilizadas mais rotineiramente
Como verificar o conceilho de classe do dentista
ResponderExcluir